Você está em Alameda Virtual > Quem Inventou o Primeiro Computador

Quem Inventou o Primeiro Computador


A invenção do computador demonstrou um novo padrão de tecnologia no mundo, dando impulso ao desenvolvimento tecnológico da informática. Hoje, presenciamos uma era de globalização, onde graças ao mundo virtual temos uma nova percepção do mundo e fácil acesso as informações. Muitos estudos foram feitos para criar um protótipo do primeiro computador. Segundo o tribunal norte-americano, a invenção do primeiro computador elétrico do mundo é atribuída a John Vincent Atanasoff, um pesquisador britânico. A idéia para se desenvolver a máquina aconteceu no início da década de 40, diante das necessidades de comunicação durante a Segunda Guerra Mundial.

Primeiro Computador

Primeiro Computador

O primeiro computador eletrônico do mundo ganhou o nome de ‘Colossus’ e tinha como principal função decifrar códigos. Com tamanho elevado, a máquina funcionava como uma verdadeira “calculadora gigante” e possuía um tambor de memória eletrônica para o armazenamento de dados, mecanismos de operação e lógica binária. Enfim, a criação do Colossus foi decisiva para o desenvolvimento tecnológico. Na mesma época, o Exército dos Estados Unidos trabalhava no projeto do primeiro compudor movido a válvulas, juntamente com os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly. Este foi batizado como Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

Este computador, assim como o primeiro, também ocupava grande espaço de armazenamento, mas conseguia fazer o incrível número de quinhentas multiplicações por segundo, programado para calcular, primeiramente, trajetórias balísticas. O mesmo foi utilizado até o final da guerra pelo Governo americando, vindo após isso, o anúncio ao mundo. O tempo se passou e o ENIAC foi se aprimorando, até que se chegou a arquitetura de Von Neumann, proposta pelo engenheiro John Von Neumann que criou a arquitetura utilizada até hoje nos computadores mais modernos já construídos, sendo composta por quatro sessões principais:

- a unidade lógica e aritmética;
- a unidade de controle;
- a memória;
- os dispositivos de entrada e saída.

O tempo se passou, e os nomes foram mudando, onde atualmente as duas primeiras sessões, unidade lógica e aritmética, e unidade de controle, foram acoplados a apenas um componente, chamada de CPU (Unidade de Processamento Central), que é responsável pelos cálculos, processamento de dados e execução de tarefas. O processador ou CPU é dividido em dois núcleos, sendo a Unidade Lógica Aritmética (ULA), responsável pelas operações lógicas e aritméticas entre dois ou mais números, e a Unidade de Controle (UC), responsável pelo armazenamento em memória dos processos realizados pela ULA, ou seja, quando um processo é realizado, a UC informa para a ULA, em qual posição da memória aquele processo se encontra armazenado.

A memória se manteve com o mesmo nome, e como o próprio nome já diz, a memória é o local onde são armazenadas as informações, processos e tarefas de um computador. O computador conta com diversos tipos de memórias, porém duas são as principais e mais conhecidas em geral, como a memória RAM e a memória ROM. A memória RAM é utilizada em um computador para armazenar informações apenas no período em que o computador permanece ligado, ou seja, quando um processo é executado, as informações referentes a ele são armazenadas na memória RAM. A memória RAM é volátil, então quando o computador é desligado, todas as informações contidas nela, são apagadas. A memória ROM armazena informações importantes para o funcionamento do computador, por isso não é volátil.

Os dispositivos de entrada e saída mantiveram também o mesmo nome com o passar do tempo, e hoje é possível vizualizá-los sem maiores problemas nos computadores atuais. Como o próprio nome já diz, os dispositivos de entrada são dispositivos responsáveis por levar a informação para dentro do sistema do computador, ou seja, o teclado e o mouse são dispositivos de entrada, pois é através deles que o usuário comanda e digita o que desejar no sistema operacional do computador. OS dispositivos de saída são aqueles que trazem para fora as informações, com por exemplo o drive de CD, pen-drives ou até mesmo as caixas de som, que reproduzem o som externamente, do que toca internamente no computador.

Cursos 24 Horas - Cursos On line

Veja também:

    • None Found

Postado por Isah Moretti em Sem categoria
domingo, janeiro 17, 2010 às 17:08

Encontre o que deseja:




Curso 24h:
Cursos 24 Horas - Cursos Online

Receber as novidades por e-mail:



6 Comentários para “Quem Inventou o Primeiro Computador”

  1. amanda disse:

    agosto 5th, 2010 em 20:48

    esse site mim ajudou muito, eu achei muito intereçante a famosa historia do computador

  2. João disse:

    setembro 13th, 2010 em 14:44

    que legal essas coisas sobre o computador

  3. Gazielly disse:

    setembro 29th, 2010 em 8:35

    me ajudem

  4. ana carolina disse:

    abril 3rd, 2012 em 17:08

    ameiiiiiiii minha professora ficou muito feliz com a minha consulta obrigaduuu pela ajuda

  5. amanda disse:

    abril 17th, 2012 em 17:25

    muito bo esse assunto

  6. gilclene disse:

    março 11th, 2013 em 17:32

    EEEEEEEEEEEEEEEEEai galeria valeu



Gostou? Então deixe seu comentário!