Você está em

RJNET Velocímetro Novo


Antes de testar a velocidade da Internet, você precisa entender alguns conceitos, como a diferença entre Bytes e bits. Em um primeiro plano, pode ser que você se confunda, mas a letra maiúscula no começo da palavra fará toda a diferença: B- Byte e b- Bit. Assim sendo, 01 Byte é um octeto de 08 bits. Falando um pouco da matemática, um conjunto de 08 bits formam 01 Byte. Assim sendo, conferimos que 01 KB (KiloByte) corresponde a 08 kb (Kilobit) e seguindo esse mesmo conceito e aplicando a mesma regra, vemos que 01 MB (MegaByte) corresponde a 08 Mb (Megabit). Portanto, presume-se facilmente que, para sairmos no universo de bit e ingressarmos no universo de Byte, basta dividir esse montante por 08 e o mesmo acontece ao contrário, caso você queira sair de Byte e ir para bit, multiplicando por 08.

RJNET Velocímetro

RJNET Velocímetro

Outro fator importante é a unidade de tempo e no caso de medições de internet, a medida de tempo utilizada é o segundo. Assim sendo, quando se tem o resultado de 2 mbps, lê-se 02 Megabit por segundo. Quando dizemos que há um download a 32 KB/S, significa que a cada segundo da sua conexão, 32KB estão sendo transferidos. Esse fator é conhecido como Taxa de Transferência. E com tais números, consegue-se presumir que a taxa da velocidade da conexão é de 256 kbps, já que 32 é o resultado da multiplicação por 8. Assim que você entender esses cálculos, você também entenderá como é medida, afinal, a velocidade da sua Internet.

Na pratica, quando clica em “Iniciar teste”, um todo de 100 KB de arquivos acaba sendo transferido para você e junto com o mesmo, aperta-se um start no cronometro que só para quando todo o arquivo já foi transferido. Com os dados em mãos, faz-se a conta simples do tamanho do arquivo (kb) sobreo tempo gasto (s) gerando a kbps que é mostrada em resultado para aquele que iniciou o teste. Um detalhe importante que nem todo mundo se atenta: na hora em que você for efetuar a medição da sua internet, feche todas as abas do seu navegador, bem como os download que você estiver fazendo. Isso pode interferir na medição e na velocidade com que os dados são transferidos para o seu computador.

Agora que já sabe como é que funciona a parte de trás dos cálculos, que tal conferir quanto que está a sua velocidade de conexão com a Internet? Sem pagar nada e nem assinar nada, basta acessar o site do RJNET Velocímetro através do endereço eletrônico www.rjnet.com.br/3velocimetro.php. Ao abrir a página, clique em “Iniciar teste”. Depois, basta esperar todos os resultados na sua tela e, caso esteja insatisfeito, ligar na sua operadora reportando esses dados para os técnicos.

Cursos 24 Horas - Cursos On line

Veja também: