Você está em

Tabela do Período Fértil


A tabela do período fértil define quais são os dias em que a mulher deve fazer relações sexuais sem se preocupar com uma gravidez e aqueles em que ela deve fazer se quiser engravidar. Para acompanhar o seu ciclo, as mulheres devem possuir uma tabelinha. É importante lembrar que esse não é um método contraceptivo, mas apenas uma forma de controlar o que acontece no seu corpo. A tabela pode conter erros, já que o organismo feminino funciona de diferentes formas de mulher para mulher, portanto o ciclo menstrual não é fixo e pode ter variações.

Tabela

Tabela

O período fértil é aquele em que a probabilidade de acontecer uma gravidez é maior, mas ainda assim a mulher deve se prevenir nos outros dias. Os dias férteis correspondem a cinco dias antes da ovulação e cinco dias após a ovulação. A ovulação ocorre quando os óvulos são lançados nas trompas para serem fecundados, esse processo ocorre entre 14 e 16 dias após a próxima menstruação. Para entender como funciona o ciclo, ele se inicia no primeiro dia de menstruação e dura por volta de 28 a 32 dias até a próxima menstruação.

Durante a ovulação ocorre a produção de progesterona e é quando o corpo da mulher se modifica por conta desse processo, como aumento de temperatura, dores pélvicas e muco cervical na vagina são alguns sinais de ovulação. Esses sintomas podem ocorrer ou não e variam para cada mulher. O tempo de vida do óvulo nas trompas é de 12 a 24 horas. Quanto maior o ciclo, mais demora a ocorrer a ovulação. É importante lembrar que o cálculo do dia da ovulação e dos dias férteis da mulher não são precisos, podendo ocorrer erros, por isso é tão difícil definir a época certa para se engravidar.

O período fértil tem o tempo aproximado em 96 horas ou 4 dias, sendo esta a duração de vida útil de um óvulo e um espermatozóides juntos. O período fértil pode durar, no entanto, 8 dias, ocorrendo entre os dias 11 e 18 após a primeira menstruação. A menstruação ocorre mensalmente para eliminar o óvulo que não foi fecundado do útero da mulher. Se fecundado, o óvulo permanece no útero durante a gestação.

Cursos 24 Horas - Cursos On line

Veja também: